terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Um novo Nexus trazido pelo Gingerbread. Ou será ao contrário?

A Google não é estreante no que respeita à criação de equipamentos móveis. Já o fez anteriormente com o Nexus One, embora este não tenha sido feliz. Existem vários sites onde são apresentadas listas de motivos para o Nexus One ter falhado, mas não me vou alongar muito neste tema. Na altura fruto de uma parceria com a HTC, o dispositivo não vingou e acabou por ser retirado do mercado pouco tempo após o lançamento.


Ainda assim a Google voltou à carga. Foi ontem anunciado o novo Nexus S, já com o novo sistema operativo, o Android 2.3, nome de código Gingerbread. Já havia até modelos de boneco de gengibre no campus da Google, a fazer prever o anúncio oficial para breve, e ontem foi o dia. Desta feita uma parceria com a Samsung, o dispositivo assemelha-se a vários modelos no mercado e acaba por ter até algumas desvantagens face às alternativas. É ainda muito cedo para "julgar" o sucesso do dispositivo mas já há quem o faça.

Neste artigo podemos ver alguns dos pontos menos positivos que foram já apontados. Sinceramente, penso que as mais relevantes são a limitação no que respeita ao suporte 3G e o facto de o Bluetooth 3 não estar presente. O resto acabam por ser boas características de dispositivos actuais, que por não serem factor de inovação não tiram o valor ao novo Nexus.

E claro, a melhor das novidades, o novo Android 2.3. Aparentemente, o mais rápido de todos os Androids, segundo a Google. E com alguns bónus, como um novo teclado e o suporte para NFC. Claro que agora falta os fabricantes disponibilizarem a sua versão. Eu, como proprietário (pelo menos para já) de um HTC Desire, aguardo pela nova versão do SO para testar em primeira mão as novas funcionalidades. Para quem tem modelos como o Galaxy S, o tempo de espera poderá ser um pouco maior, uma vez que para os telemóveis livres, em PT, não há ainda versão oficial do Froyo. Sim, claro que temos sempre hipótese de instalar uma ROM alternativa, mas estou a falar da disponibilização da mesma pela própria marca.

Vamos ver como o mercado aceita este novo dispositivo. Pode nem sequer vir a marcar presença no mercado português, se acontecer o mesmo que aconteceu com o primeiro dispositivo. Vamos ver o que o futuro (e os acordos com as operadoras) reserva.

Termino este post com o vídeo que a Google lançou para promover o par Nexus S + Gingerbread.

Sem comentários:

Enviar um comentário