sexta-feira, 20 de março de 2009

Afinal, quem lidera o crescimento no mercado de Smartphones?

À boa maneira americana, "and the winner is...":



1º - Nokia - 44%
2º - RIM - 17%
3º - Apple - 8%
4º - HTC - 4%
(...)

Estes são os lugares de topo da lista de quem mais vendeu no ano de 2009, segundo um estudo efectuado pela Gartner. Realçando apenas alguns pontos:
- A Nokia manteve o primeiro lugar, apesar de um crescimento de apenas 0,8% nas vendas, relativamente ao ano anterior.
- A RIM aumentou em quase 100% as vendas dos seus dispositivos.
- A Apple, muito graças ao iPhone 3G, aumentou em 245% as vendas.

Como podemos perceber, a Apple conseguiu em pouquíssimo tempo colocar-se nos lugares de topo com o iPhone, estando neste momento com o dobro da quota da HTC. Podemos concordar mais ou menos com as políticas aplicadas pela empresa, mas "há que lhes tirar o chapéu". A crise parece realmente não afectar a venda de Smartphones, e mesmo o pouco crescimento da Nokia penso dever-se mais ao que os seus dispositivos não oferecem (face a um iPhone, por exemplo), do que propriamente à actual conjuntura económica.

É impossível fazer futurologia. O actual cenário económico mostra que previsões não servem, na prática, de muito. Mas há definitivamente gostava de poder olhar a lista do ano que vem e perceber se a Palm vai aparecer e em que posição. Já conseguiram surpreender no dispositivo? Conseguirão também fazê-lo nos resultados?

Para o ano teremos a resposta... Até lá, fica uma imagem (épica) de um dos dispositivos que promete dar que falar este ano.


1 comentário:

  1. Devo confessar que fiquei com uma séria alergia com esta lista. Então consideram o iPhone e dispositivos Windows Mobile (todos) como SmartPhones. É apenas uma questão de nomenclatura, de facto, não quer dizer que se me chamarem por outro nome que não o meu o vá apreciar.

    Por algum motivo a Microsoft tem dois sistemas operativos que permitem que sejam distinguidos claramente PDA's e SmartPhones, respectivamente, Windows Mobile Professional e Windows Mobile Standard.

    Já agora, como comentário final, queria só acrescentar que ainda ontem contive-me e muito numa discussão (sempre aprazível) sobre qual o melhor dispositivo móvel do mercado. Que critiquem o iPhone - já o Sérgio comentou e lindamente, não é um dispositivo empresarial - não me choca. O iPhone como conceito é fantástico e dispõe de formas de interacção inovadoras e diferenciadoras, continua a ser muito limitado em vários outros aspectos.

    ResponderEliminar